BRANDEL FILHO

Foto: Helene Biehl


ESTUDANDO E APRENDENDO KARATE. SEMPRE!



Muito prazer! Me chamo Brandel Filho, sou professor de Karate-Dō e editor do site KARATE NERD.

Meu estilo é o que chamamos de Wadō-ryū, ou estilo do caminho da paz. Esse estilo foi criado por Hironori Ōtsuka no começo do século XX d.C, baseado em técnicas próprias de Jūjutsu e no Shōtōkan-ryū, estilo desenvolvido por Gichin Funakoshi. Hoje existem muitas escolas diferentes e (ainda mais) organizações políticas, mas, resumidamente, é assim que funciona.

Diferente de muitos, comecei a praticar Karate-Dō depois de adulto. Mesmo tendo iniciado tardiamente, minha curiosidade e fome de aprendizado sobre essa arte foram se tornando cada vez maiores, culminando com meu ingresso no curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Lá, com a ajuda de muitos colegas e amigos, pude aprofundar ainda mais meus estudos e minha prática. Mas a fome de aprender, claro, só aumentou. Já pratiquei Jūdō (ou Judô, no Brasil) e Aikidō, mas muito brevemente, pois minha verdadeira paixão é o Karate.

Hoje, continuo estudando, treinando e aprendendo cada vez mais Karate-Dō, seja lendo, escrevendo ou suando o karate-gi até ele ficar transparente. Também sou professor de Karate, com um número modesto, porém fiel, de estudantes.

E é sobre isso que trata esse site: Karate-Dō, Karate-Dō, Karate-Dō, Karate-Dō, Karate-Dō e Karate-Dō. E, claro, mais Karate-Dō. Explore e venha fazer parte desse mundo!

OSU!