O QUE É KARATE-DO

ENTÃO, O QUE É ISSO DE KARATE?



Karate-Dō – Caminho das Mãos Vazias - é uma disciplina de desenvolvimento pessoal através de práticas de luta e meditação, originada em Okinawa, antigamente a principal ilha do arquipélago de Ryūkyū, localizado entre a China e o Japão. Na antiguidade se chamava “mãos chinesas” e veio a ser chamado Karate-Dō a partir da década de 1920, quando essa arte foi introduzida no Japão.

É uma arte que procura desenvolver o ser humano por inteiro. Além de ser um verdadeiro exercício completo, trabalha diversos aspectos: flexibilidade, força resistiva e explosiva, resistência e potência anaeróbica, precisão e coordenação geral. Além disso, beneficia o foco, posicionamento, presença, equilíbrio, autocontrole e vontade.

O Karate-Dō não é afiliado a nenhuma religião ou ideologia, mas trabalha os diversos valores humanos essenciais para a evolução pessoal do praticante. Sua filosofia está pautada principalmente nos aspectos do Budō (japonês) e do Tao (chinês). Com sua difusão mundial é visto como uma prática multicultural, inserida nas diferentes sociedades.

E QUEM PODE PRATICAR?


Qualquer um!

Há grupos de praticantes de todas as idades, culturas e condições sociais treinando a arte em todo o mundo. Crianças, adultos e idosos vêm se beneficiando da prática, na mesma medida, (re)descobrindo a força de seus corpos e o poder de concentração que a arte proporciona.

É treinado de pés descalços e, para lutar, são utilizados protetores – luvas, protetor bucal, protetor de seios, protetor de tíbia e pé, etc. – evitando ao máximo as lesões.

MAS COMO FUNCIONA ISSO?


O Karate-Dō divide-se, basicamente, em três estruturas pedagógicas (as partes da aula):

Kihon - treinamento dos fundamentos e coordenação motora
Kata - treinamento das formas tradicionais predeterminadas para automatização do movimento e da estratégia mental
Kumite - treinamento da luta e defesa pessoal

Além disso, pratica-se diversos exercícios de aquecimento e fortalecimento corporal (Tanren-hō), meditação e exercícios de sensibilidade energética, além de sessões de relaxamento e alongamento.

OK, VOCÊ ME CONVENCEU. DO QUE EU PRECISO?


Agora basta que você encontre um Dojō (local de treino) perto de você. Com o tempo você precisará comprar o karate-gi  branco – mais conhecido como quimono – e uma faixa branca. Mas não se preocupe com isso agora: os iniciantes costumam usar abrigo ou roupas folgadas enquanto não tem um karate-gi.

Não perca tempo e comece hoje mesmo a praticar!